setembro 27, 2011

Mitos e verdades sobre o futebol

Tenho a tesa que não podemos nos aproximar muito de nossos mitos pois são mitos apenas para a gente, né? No reservado de suas casas, fazem os mesmo que nós. Mas por artimanhas de tudo quanto é sorte, achamos que flutuam, que estão sempre de bem com a vida, são inteligentíssimos e que tais.

Sempre gostei de futebol e detesto teorias sobre ele. Odeio o discurso de que "antigamente é que era bom". Na verdade, tudo antigamente era bom pelo visto. Mas eu gosto mesmo é do tempo de hoje, pois é hoje que eu vivo. Daí que resolvi arriscar e fui até a Casa do Saber fazer um curso rápido, ou melhor, refletir um pouco sobre o famoso futebol. Sim, caro leitor, há estudiosos do futebol. Cientistas sociais, psicólogos, sociólogos, antropólogos .. todos guardam suas paixões em algum lugar e se deparam com a ciência do futebol.

Certa vez vi um entrevista do Cereza onde ele dizia que futebol era o esporte mais difícil de ser praticado pela distância entre cabeças e os pés. Achei tão interessante. Mas isso pouco importante agora ... "Mito e verdades do futebol" resolve desafiar aqueles lugares comuns que ouvimos a torto e a direito sobre o nosso jeito muito peculiar de jogar futebol. Somos mesmo o país do futebol? Temos mesmo um estilo, um jeito diferente de jogar? O futebol nos define?

Nenhum comentário: