outubro 23, 2012

What is school for

Seth Godin é americano, autor de 15 livros sobre marketing, novas ideias, consumo etc. Gosto da maneira como ele aborda toda essa questão do mercado. Mas outro dia me deparei com o novo livro dele "Stop Stealing Dreamns - What is school for". Nele, Godin questiona o papel da escola na atual sociedade. Segundo o autor, a economia mudou e a escola não. Ela continua formando mão de obra para fábricas como no começo do século passado. Godin defende um novo objetivo para a escola. 

Não li o livro, mas acho interessante que se questione o sistema de ensino numa sociedade onde as mídias tradicionais perderam espaço assim como os empregos tradicionais. Isso feito por um americano gera ainda mais surpresa - pelo meno para mim - pois lá, diferente de cá, o sistema educacional se mostra muito mais eficiente. 

O que Godin questiona - e eu também - é a quebra de velhos modelos. No Brasil, por exemplo, pelo menos o que conheço das faculdades de Comunicação, forma-se profissionais para sei lá o que. Menos para o mercado. Procure pela grade de aulas de uma faculdade de comunicação e veja se lá estão aulas sobre assessoria de imprensa, comunicação em mídias sociais e afins. 

Não estão. Mas é isso que o mercado demanda. Ignora-se o que a sociedade de hoje demanda. Não estou falando de mercado. Estou falando de sociedade. Pense num profissional de comunicação que não procura entender o que se passa no Twitter ou no Facebook. Complicado. 

Mesmo sem ler o livro, acho que a mensagem de Godin é clara: a escola tem que preencher os vazios que o mundo atual cria. Tem que ser interessante, criativa, inovadora. No Brasil, ainda temos que fazer o dever de casa. Infelizmente, não saímos do básico. Daí o fracado da aprovação automática, totalmente mal compreendida e aplicada no Rio de Janeiro. Não sou expert em educação, apesar de ter a intenção de virar professora, mas espero que aqui a gente consiga virar essa página e trazer para perto muitos que ainda estão distantes do conhecimento.

Abaixo, a palestra de Godin:


Nenhum comentário: