agosto 08, 2008

Pequim 2008

Adoro Olimpíadas.
Esse bloguinho aqui já testemunhou Sydney 2000 e Atenas 2004.
Bloguinho velho, eu sei.
Pela quantidade de esportes envolvidos, uma Olimpíada não chega a ser tão marcante quanto uma Copa do Mundo. Mas há momentos difíceis de esquecer. O ursinho russo chorando em 1980. O astronauta voando em Los Angeles. A modernidade de Barcelona em 1992 e como nós, brasileiros, ou melhor, nossa TV, ganhou o mundo nessa cobertura, que na minha modesta opinião, foi um divisor de águas.

Comecei a ver às 9h em ponto a cerimônia de abertura de Pequim 2008. Um jogo de luzez nos milenares tambores chineses. A contagem regressiva foi de arrepiar. Pena que tive que sair para trabalhar. Voltei a ver justamente na hora que a delegação brasileira entrou no estádio e fiquei impressionada com a pobreza do nosso uniforme. Uó! Uma chapéuzinho chinfrim e uma camiseta branca por baixo que daqui a pouco compraremos na Uruguaiana por R$ 5. Nota zero.

Foi chato ouvir o Galvão Bueno tagarelar o tempo todo, não deixando o Pedro Bassan, o Marcos Uchôa e a Sônia Bridi de fato produzirem algum conteúdo digno de nota. Durante o desfile das delgações - sim, é chato - GB ficou o tempo todo dizendo que o COI devia rever esse esquema. Que é cansativo, yada, yada. Ok. Então vem ver aqui do Rio. O cara tá lá, de camarote e e tá achando ruim.

Oscar - outro mala - retrucou: "é chato, mas é uma oportunidade única. ninguém acha ruim".

Então tá, né GB...

A festa foi deslumbrante, organizadérrima, moderna e ao mesmo tempo, tradicional. Um show de luzes, de sincronia, de beleza .. fico pensando se temos mesmo capacidade de fazer algo similar ou quiçá próximo a isso em 2016.

Ainda não temos a certeza de que seremos sede de uma Olimpíada, mas como moradora desta selva chamada Rio de Janeiro, fico pensando se com tantos e tantos problemas e com tantos e tantos desmandos e com tantos e tantos problemas temos de fato condições de suportar um evento desse porte.

Mas enfim .. tentemos.

3 comentários:

Anne disse...

Bah... Que blog legal.
Adoro as coisas que você escreve.
Você cativa os leitores e prende a atenção.
Isso é ótimo. Deveria ser educadora. =)
Um abraço!

Anne disse...

Ah, sim, esqueci de comentar o post. Apenas uma frasesinha: Disciplina chinesa.

Anne disse...

Agora entendi porque fiquei tão intrigada com teu blog: também sou canceriana.
É isso aí, emoções em primeiro lugar!
=P