setembro 25, 2007

E o Tropa de Elite?

Cansou, né?
E nem está no cinema!!!

Quando estrear vão fazer matéria sobre o que?

Tropa de Elite, como até o presidente do Irã deve saber, é baseado no livro Elite da Tropa, do ex-secretário de Segurança do Rio, Luiz Fernando Soares, e dos ex-comandantes do BOPE, Andre Batista e Rodrigo Pimentel. Dizem por aí, que o tal Nascimento do filme é o alter-ego do Pimentel .. Noves fora, o grande diferencial do filme é mostrar a violência do Rio pelo ponto de vista do policial. Huuuummm .... eu acho incrível a gente pagar para ir ao cinema ver os policiais da LAPD, da NYPD e achar "diferente" um filme nacional abordar a violência pelo lado do malandro que sobe o morro e mando os bandidos pros quintos.

Mas isso se explica .. se você olhar o naipe dos nossos PM's .. fica complicado achar que eles possam bancar heróis no cinema. Mas isso é uma coisa cultural, porque teve a ditadura, as pessoas ficaram traumatizadas, blá, blá, blá ...

Mas aí vem o Tropa ... e no Tropa o BOPE é quase uma santidade divina que vem ao mundo nos livrar os bandidos do morro, dos bandidos da PM e de todo o mal que paira sobre este planeta. Como eles são a "elite" entende-se que eles sejam mais magrinhos e mais eficientes que nossos PMs de plantão.

E o que me preocupa em Tropa?

1) Tropa mostrou que a questão da pirataria no Brasil é mais cultural que econômica. Gente que pode pagar uma entrada de cinema preferiu comprar a cópia por R$ 10 no camelô. Ou seja, o que explica isso? O mesmo que explica a quantidade de lixo recolhida na Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, área nobre, de alto IPTU e quarta série fortíssima???

2) O argumento dessas pessoas é: "vou ver no cinema também..". Vai? Hipocrisia. Não vai. Assume que viu e pronto, porra! (como diria o Nascimento...).

3) O filme fez do BOPE a salvação de todos os nossos problemas. Ok... nem lá e nem cá, né? Não vou desmerecer os caras, claro. Melhor topar com o BOPE do que com a ROTA. Ou com a Al Quaeda. Política de Segurança, com P maiúsculo, não se faz com guerra. O BOPE tinha que ser utilizado em momentos estratégicos e não apenas no confronto, na política do medo. Assim não muda. Porque morrer mil e entram dois mil.

4) Pra que serve a PM????????????????

5) E na falta de um bode expiatório melhor, coloquemos a culpa na elite branca fumadora de maconha, estudante da PUC???? Não tá superficial demais, não??

Nenhum comentário: