fevereiro 13, 2007

Notícias que vão mudar o mundo

Cidade da Sérvia planeja monumento a Rocky Balboa

Um pequeno vilarejo na Sérvia informou que vai construir uma estátua com o personagem Rocky Balboa para acabar com décadas de má sorte.

A idéia da estátua partiu de Bojan Marceta, um morador do vilarejo, quando assistiu ao último filme com o personagem, Rocky Balboa.

"Senti como se Rocky tivesse vindo ao nosso vilarejo, ele teve que lutar para conseguir seu lugar na sociedade", disse Marceta à rádio B92.

Que coisa, hein?

Eu mal acredito que o Stallone tenha lançado essa versão geriátrica do Rocky. O filme de 1976, que é muito bom dentro daquilo que se propõe, se perdeu em sequencias que podemos classificar sem medo de ser feliz de totalmente ridículas. Aquela então que ele luta com o soviético é de chorar.

Rocjey socando carnes no frigorífico traz aquela velha imagem do loser que chega a algum lugar graças ao dom que Deus lhe deu. Se o dele era a força bruta .. voilá. Aos 60 anos, é muita coragem do Stallone voltar ao personagem que o lançou ao estrelato. Digamos que ele anda em linha fina, quase beirando o ridículo. Mas pelo que eu li, o filme não é de todo mal.

Ainda assim, acho feio ele copiar a clássica cena de Rocky subindo as escadas na gelada Philadelphia ... Tenho cá minhas dúvidas ...

Essa história de ver e rever o que já passou me incomoda, sabe?

Uma cena só é clássica pelo seu ineditismo, vanguarda, questionamento e contexto onde se insere. Hoje, tudo parecer bobo, banal. Mas nos 40, nos 50, nos 60, o que realmente fazia a diferença eram outras situações.

Não gosto de revivals, de releituras, de flashbacks e de nostalgias afins. Isso me irrita. Gosto de olhar para a frente.

Nenhum comentário: