dezembro 27, 2005

Baianidades

Nasci em Salvador em 11 de julho de 1972 às 3h15 na maternidade do Hospital Português. Vivi em terras soteropolitanas até os meus 4 anos. Vim para o Rio com essa idade e vivo aqui desde então. A breve introdução é para explicar o fato de após tantos anos de convivência com os cariôcas, me sinto mais daqui do que de lá. E já comentei aqui uma vez que lá sou "a" carioca e aqui sou "a" baiana. Fato não tão estranho e que se repete com outros amigos.

Sempre que minha identidade secreta baianística é revelada, tenho que ouvir piadas ridículas .. mas ok, ok ... piadas ridículas a gente sempre ouve toda hora e como bem disse Maradona, idiotas estão em toda parte do mundo. Durante anos e anos ouvi e ainda ouço piadas sobre a lerdeza baiana.

Nessa minha última estadia em Salvador percebi que baianos são como portugueses: têm lógica própria. Não adianta entender. Ou você entra no clima ou você se joga da ponte à beira de um infarte. Irrita, amigos. Irrita muito.

Exemplos recentes:

Noite de Natal, 2h da manhã, casa da titia. Peço um táxi. Previsão de 5 a 10 minutos. A atendente disse que retornava. Não retornou. Liguei de novo. Dois carros a caminho chegando em 10 minutos. Espero porteiro avisar. Nada. Depois de uns 30 minutos ligo de novo. Os táxis já estão na porta. Olho pela janela. Nada. Desço. Na garagem os dois motoristas batem papo com o porteiro.

- A gente tava quase indo embora ...
- Mas o porteiro não avisou!
- Não?!?!
- Não, moço. O senhor não perguntou?
- Não. A gente foi entrando na garagem e ele não disse nada ...

É isso mesmo. Se eu aparecesse lá três dias depois ele ia continuar batendo papo com o porteiro (o segundo do prédio), que também é oligoide.

Outra ...

No táxi da ida:

- O senhor vai rodar até que horas?
- Até "nestante" ...
- E esse "nestante" é o que?
- "Nestante ..."
- Que horas são, moço?
- 20h40
- O seu "nestante" vai até às 21h ou até às 23h?
- 21h
- Ah tá ...

Sacaram?
É difícil.

Um comentário:

*Patrícia* disse...

Pô, eu q não sou baiana acho uma maravilha! Olha q 10 os motoristas batendo papo ali... Imagina qdo isso aconteceria num business place no EUA? Nunca! Isto é Brasil (ei, não leia de forma pejorativa, pelo contrário!)!