dezembro 13, 2005

Adoro comentar listas!!!

Não gosto de fazer lista. Mas adoro fazer comentários sobre uma lista quando encontro uma delas perdida pela Internet. Acabei de ver uma lista com as dez cenas mais chocantes da história do cinema no jornal O Globo. Foi feita pela revista Premiere. Uma revista que eu lia muito, diga-se de passagem. Pra treinar o inglês.

;-)

Chega de papo e vamos a ela (lista):

1 - "Traídos pelo desejo", de Neil Jordan
Esse filme ficou famoso pela tal história do escorpião com o sapo e pelo fato de atriz principal ser homem. Ah, claro. Tem a cena do piu-piu da mocinha. Chocante? Pode ser. Mas eu não colocaria na minha lista.


Por exemplo .. aqui eu colocaria o suicídio do soldado de Full Metal Jacket. Aquilo sim é um choque. Apesar de você meio que esperar que ela vai arrebentar os miolos .. o cara mostra ... e tudo é tão rápido que quando você vê .. caceta .. o malandro se matou!!!

2 - "O inimigo público", de William Wellman
O protagonista, o gângster Tom Powers, sai do hospital onde se tratou de um ferimento por bala. Chegando em casa, escuta a música "I'm forever blowing bubbles" e alguém batendo na porta. De repente, aparece o cadáver de James Cagney enrolado em uma manta. Seus olhos abrem de horror diante do corpo deixado ali pela gangue rival. Ele cai fazedo um estrondo e o fonógrafo continua estalando depois que a música acaba.


Essa eu coloquei na íntegra porque não vi o filme e vou confiar. Não necessariamente o choque tem que estar relacionado ao medo, né?

3 - "Alien - O oitavo passageiro", de Ridley Scott
Nem preciso dizer que é a cena do monstrinho saindo da barriga do robô ....
Essa é manjada pra caramba. Mas não deixa de ser uma boa cena.
Para a época ... ótimo.

4 - "Psicose", de Alfred Hitchcock
Depois de matar sua estrela (Janet Leigh) nos primeiros 50minutos, Hitchcock parece capaz de não surpreender mais o público. No entanto, investigando o desaparecimento de sua irmã, Lila Crane (Vera Miles) tropeça sobre uma mulher idosa em um depósito e ela sente na cadeira olhando a parede. A cadeira vai girando revelando um corpo. Miles abre a boca e grita. O maior compositor do cinema dá sua ajuda na cena macabra.


Esse é campeão!!!!!

5 - "Bonnie e Clyde", de Arthur Penn
Faye Dunaway, a Bonnie, e Warren Beatty, o Clyde, curtem um dia de sol ignorando a polícia que está armando uma tocaia para eles. O espectador acha que sabe o que vai acontecer, mas a selvageria do tiroteio final é pior do que se poderia imaginar. Começa uma onda de violência sem precedentes, com tiros na cabeça, pássaros fugindo e um olhar apaixonado entre os amantes. O silêncio terrível ao fim ainda faz a situação mais inquietante.


Gente ... esa número 5 me fez lembrar a cena da morte do Lampião naquela minissérie que passou na Globo. Igualzinha. Lembro que os dois saiam das cabanas para tomar cafe e eram mortos com uma saraivada de tiros. E morriam de mãos dadas. Pois é .. nada se cria, tudo se copia. Vivendo e aprendendo.

6 - "Cães de aluguel", de Quentin Tarantino
A cena da orelha ... sei lá .. não gostei. Não acho tão chocante. É mais nojenta. Em filme de Quentin Tarantino nada choca muito .. porque é tanto sangue do início ao fim ... sei lá ... eu tenho um certo trauma com cenas de estupro, por exemplo. Acho todas chocantes. Aquela da Judie Foster em "Acusados". Foda.

7 - "Amargo pesadelo", de John Boorman
Poucas vezes a lágrima de um homem é tão dolorida... A cena que mostra um dos personagens sendo estuprado por um caipira no meio de uma floresta é de arrepiar. Com um arma na cabeça, ele grita como um porco e a câmera no rosto deixa a cena perturbadora.


Como eu disse antes .. cenas de estupro são sempre chocantes.

8 - "Carrie a estranha", de Brian De Palma
Carrie vai para sua formatura e é chamada ao palco para ser coradoa a rainha do baile. Mas as patricinhas que fingem ser suas amigas armaram tudo e jogam um balde de sangue de porco em cima dela. O baile inteiro ri de Carrie, que usa seus poderes para incendiar todos no baile.


Pois é ... é chocante?
Não sei ... o Bebê de Rosemary não tem cenas piores???

9 - "O exorcista", de William Friedkin
Cabeças girando em cima do pescoço, vômito verde e uma série de obscenidades... Mas a cena de Regan (Linda Blair), de 12 anos, enfiando um crucifixo sangrento em seu corpo e gritando "Deixe Jesus me f..." é chocante ao misturar autoflagelação e abuso infantil.

Eca, eca, eca, eca .. pra mim, a pior de todas.

10 - "Um cão andaluz", de Luis Buñuel
O próprio Buñuel afia uma navalha enquanto uma mulher jovem e encantadora está sentada pacientemente em uma cadeira. Até que ele passa a navalha no globo ocular da mulher. Corta a cena e entra o olho do bezerro. A cena é considerada pela revista uma descrição apaixonada de um assassinato que até hoje inquieta estudiosos sobre o filme.


Uau ... nada como ser Buñuel ... no auge da minha adolescência, me achando assim muito esperta, resolvi ver uns filmes do Buñuel .. caceta ... a gente quando é adolescente deve experimentar poucas coisas na vida senão pega trauma. Com Graciliano Ramos, por exemplo, eu me dei uma segunda chance e depois fiquei gamada. Já com Buñuel ... vou rever o filme e meus conceitos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cenas de estupro também são sempre chocantes pra mim. A do filme Garotos não choram, por exemplo, ou de Dogville (várias).
Muito bacanas seus comentários!

Daniel disse...

Estupro é foda mesmo!! Concordo com o comentario, Garotos não Choram deveria estar na lista.
Legal o Blog.

Anônimo disse...

Eu também fico chocado com cenas de estupro. Até quando é subentendido, como em "American History X"... que também é um filme com cenas muito boas, porém mega-chocantes!

Anônimo disse...

Você muito encantadora!