fevereiro 17, 2003

And the Oscar goes to ...

Falando em Almodóvar lembrei da festa do Oscar que se aproxima. Gosto de assistir a festa. Ok, é freak. Mas tem gente com manias piores. Lembrei também da recente fissura do cinema brasileiro em concorrer à estatueta. Todo ano "torcemos" para algum filme. Já fiz um post aqui criticando essa postura "fazer-filmes-para-ganhar-prêmios". O que interessa é fazer bons filmes; prêmios são conseqüencia. Além dos mais, nosso cinema precisa de um Oscar pra quê? É uma festa 100% americana, da academia deles, então vamos parar de subserviência, certo?

Ainda não vi nada, mas me atrevo a apostar.

Anotem aí pra cobrar depois da festa:

Melhor Ator: Daniel Day Lewis ou Michael Cane? Pela idade vai pro Cane, seis vezes indicado. Eu aposto no Lewis, que já faturou uma estatueta, mas tá num filme forte. Além do mais, ele é bom pra caralho.

Ator coadjuvante: Ed Harris pelo conjunto da obra. Correndo por fora, John C. Reilly, em "Chicago".

Melhor Atriz: Nicole Kidman está cotadíssima e eu acho que ganha.

Atriz Coadjuvante: Julianne Moore também pelo conjunto da obra. Queen Latifah pode surpreender.

Direção: Porrada na Academia se o prêmio não for pro Scorsese.

Melhor filme: páreo duríssimo entre "Chicago" e "Gangs de NY". "The Hours" corre por fora, mas acho que fica com Gangs.

Roteiro adaptado: Fico com "Adaptação".

Roteiro Original: Seria legal ver "Casamento Grego" ganhando, mas "Fale com Ela" é imbatível.

Acho que os prêmios técnicos ficarão divididos entre "Senhor dos Anéis", "Gangs" e "Chicago". Pela quantidade de Globos de Ouro, "Chicago" tá com pinta de super produção, mas ...

Direção de Arte: "Frida"

Fotografia: "Chicago"

Figurino: "Chicago"

Edição: "O Senhor dos Anéis"

Efeitos Visuais: "O Senhor dos Anéis"

Som: "O Senhor do Anéis"

Maquiagem: "Frida"

Filme Estrangeiro: Esse eu não sei. Vou chutar em "Hero".


Nenhum comentário: