junho 17, 2010

Vamos tirar sarro da cara dos outros?

Politicamente correta é o cacetinho do padeiro! Vamos zoar essa gente chata?

Mas antes de começar, vou prestar um esclarecimento a seguinte frase: Achei meio forçado mesmo as situaçõs reais (?). Eu demorei um pouco a entender isso. As situações são reais, entende? Não dá para forçar o que aconteceu. Mas se você tá achando estranho, veja se não é bizarro o que a gente passa nos picadeiros da vida? :-p

Agora vamos aos chatos:

O HTP é um cyberbullying.
Essa é a palavra da moda. Tipo quando você vai no médico e ele diz que você tá com virose? Fico pensando nos homens apanhando nas repartições, sendo humilhados nos campos de futebol, chorando nos cantos dos botecos. E tudo isso por conta do HTP!!! Sou uma pessoa má.

A garantia de anonimato para as pessoas que enviam material para ser publicado no site é nenhuma. Qualquer um que se sinta prejudicado pode solicitar esclarecimentos sobre a autoria do material.
Em oito anos de existência nunca tivemos reclamações.

Os administradores, ao incentivar a prática e hospedar os depoimentos, podem ser responsabilizados. Não existe no Brasil ainda legislação específica que discipline esse tipo de site, mas a preocupação com conteúdos semelhantes é crescente. Na minha opinião, o blog faz apologia do preconceito de gênero, através de uma bem elaborada estratégia de canalizar frustrações em relacionamentos, cristalizadas por situações pitorescas e cômicas.
Achei isso tão lindo ... Vou até usar na próxima entrevista.

As vantagens que as três senhoras que assinam o blog vêm auferindo, inclusive com a publicação de livro, são evidentes.
Ah não! Agora me ofendi de verdade!!! Senhora?? Porra. Pegou pesado.

15 comentários:

Contraponto disse...

Nara Franco, bom dia. Obrigado por responder ao meu comentário. Cyberbullying tornou-se uma palavra da moda, você tem razão e está atualizada. O problema é muito mais grave no Orkut e em outros endereços de relacionamento, onde carreiras já foram destruídas, e dentre os alvos principais estão os professores. Sites como o HTP, no entanto, tem um formato diferente. As pessoas que enviam materiais a serem publicados fazem o papel de (desculpem a expressão) "inocentes úteis". Comunicam, inclusive, sentimentos de gratidão e de lealdade aos administradores do site, provavelmente por encontrarem um local onde se sentiram entendidas e acolhidas ao compartilharem experiências negativas num ambiente que lembra uma terapia de grupo. Assinalo apenas que o anonimato é uma ficção (o recurso ao sigilo da fonte, garantido pela Constituição Federal, não procede por não se tratarem de matérias jornalísticas).
A rede de depoimentos, entretanto, bem como o título do blog e as opiniões escritas pelos organizadores veicula uma mensagem sexista no seu conjunto, claramente identificável. É claro que a imensa maioria das depoentes não considera todos os homens palhaços além daquele em particular que a decepcionou e de outros de conduta semelhante. O blog, no entanto, transforma as experiências individuais em mensagem publicitária de conteúdo preconceituoso, com muita habilidade.
Sabemos, por experiência, que a crítica pura e simples aos organizadores desse tipo de bullying é de pouco efeito prático, porque sua atividade se caracteriza por ser "egossintônica". Isto significa falta de autocrítica ao dano que causam ou que podem causar. A única maneira que se mostrou viável para evitar os abusos é, como já ocorre em outros países, a existência de uma legislação específica que concilie a liberdade de expressão com a garantia dos direitos individuais.
Grato pelo espaço.

cynthia disse...

acho q esse pessoal sem noção q se ofende, é pq na verdade se identifica com alguns espetaculos relatados!! e como a verdade dói, eles se enfurecem!! kk
sou fã de vcs e não abro!!parabens!!
ps: comprei o livro,mas acabei presenteando uma amiga q tem um palhacinho daqueles q dão espetacuos pra multidões!!

Ana Paula disse...

Que dano é esse? Fala sério!Aliás o rapaz deveria parar de levar esses blogs a sério. Sempre leio o htp e nunca vi nomes citados. Apenas relatos cômicos, pelos quais eu mesma já passei várias vezes. É da vida. Se a carapuça tá servindo, não leia o blog, simples assim.

Um abraço

Ana Paula

Contraponto disse...

Prezada Ana Paula, reproduzo aqui um lembrete que foi censurado no blog HTP, compreensivelmente. Este endreço http://tudopalhaco.blogspot.com é um site de cyberbullying. Mesmo que a assinatura de um colaborador seja "Eu, leitora e empresária circense", não há nenhuma garantia de anonimato. Qualquer pessoa que se sinta atingida pode solicitar aos administradores do blog informações sobre a autoria do material. Caso se neguem a fazê-lo, emails e IPs de origem são facilmente rastreados. Não há ainda legislação específica no Brasil que discipline esse tipo de conteúdo. Em função disso, poderiam pelo menos abrir uma janela esclarecendo que se trata de conteúdo humorístico sem qualquer conotação de preconceito de gênero e colar um email para receber inconformidades.
Abraço.

Anônimo disse...

Ei Contraponto, vc eh advogado?
E por que insiste em usar uma palavra estrangeira pra designar o seu ponto de vista?
Renata

Alice Carvalho disse...

Sugiro a criação de um blog que trate do tema "cyberbullying", com narrativas enviadas pelo leitores... Oito anos depois, recolham-se as "melhores" narrativas e lancem um livro. O Sucesso será imediato! =P

Pati Linden disse...

Oi Nara. Sou amiga da Roberta e tô muuuuuuito feliz pelo sucesso de vcs. Liga não pra esse povo besta que só sabe encher o saco. Vcs são ótimas, tiveram uma idéia ótima e isso gera muito ciúme e inveja. Eles que mordam os cotovelos, vcs são sucesso e ponto.
Beijo!!!

anaís disse...

ai que gente mais chata.... O blog é demais, o livro é muito engraçado e quem não gosta tem mais é que não ler e não encher o saco alheio. parabéns pra voc6e e para as outras meninas. Muito sucesso. beeeijos.

Laís disse...

Já tem até palhacinho ofendido com a brincadeira sobre a ilha de caras, há²! No mundo que a gente tá vivendo hoje, a iniciativa de criar (e manter, que é o mais difícil nessa rotina frenética) um blog desse tipo, com a finalidade simples e deliciosa de fazer rir, tanto as leitoras (empresárias circenses), quanto os próprios palhacinhos, se os mesmos tiverem um pingo de noção, é maravilhosa por si só! E se além disso, ainda tiver esse conteúdo elaboradíssimo de terapia de grupo que o palhaço vade mecum, do auge da fertilidade da sua imaginação diz ter, MELHOR AINDA. Afinal de contas, depois de tantos espetáculos a gente bem merece mesmo...Nara tava belíssima no Jô, os sapatos tavam escândalo e o talento de vocês de transformar certas situações que poderiam sim não ser agradáveis de lembrar numa grande e ÓTIMA piada é motivo de invejinha com razão, pq é único!

Anônimo disse...

As pessoas que entendem que o "HTP" é um site que propaga preconceito pode fazer denúncia no endereço http://www.safernet.org.br.

Anônimo disse...

Me dei o trabalho de ver o vídeo do Jo. kkk. Não vale a pena perder tempo criticando, o Jo tirou leite de pedra. A Nara é de longe a mais simpática, a outra tomou conta da entrevista com um apetite de... emergente. Mas o conteúdo é muito fraco, nem de sexistas vcs conseguirão ser acusadas. Boa sorte.

Laura disse...

Repetindo pros coleguinhas Cchaaaaatos daqui oq eu flei pra amiguinha Carla,

Vou te dar 3 sugestões...

1) protesteja@cqc.com.br, vc por ser uma pessoa tããããão cult nem deve conhecer o programa mas eles tem um quadro chamado " proteste já" vc manda o email e conta sua revolta .. e ô as vezes descola uma participação em horario nobre na BAND uhuuuu! Não é no jô ( pq isso é só pra quem é bom) mas no seu caso de inveja mórbida , ajuda!

2) liga pro SAC da editora 38828200 ... ai vc reclama, faz escandalo, se descabela... a galera lá é paga pra isso!

3)joga o livro fora, queima , rasga, faz ritual satânico, passa pra frente, guarda pro próximo inimigo oculto. E como diz Narinha clica no "x" do canto superior da tela do seu computador e não volta mais...

Se nada disso der certo, vc pode pular da ponte,bater a cabeça na parede... mas eu não aconselho pq pode gerar um transito na cidade ai vai ter que acionar polícia , bombeiro e atrapalhar o plantão de muitos médicos!

beijos

Carla/RJ disse...

Obrigada pelas dicas, Laura, mas prefiro denunciar no safernet.

Anônimo disse...

Gente, quanta "guinorança". Qual o problema de ser politicamente incorreta? As moças não estão ofendendo nenhuma minoria, não estão lidando com pessoas incapazes de se defender. Que história de bullyng o quê? Sobrou juridiquês e faltou noção nessa história.

Anônimo disse...

Carla/RJ, nao esquece de denunciar tb esses web sites de piadas sexistas e racistas. Tem um monte.

Ou vc implicou so com esse?