abril 01, 2008

O que é isso, TSE????

Estava no céu e caí no inferno.

Lá nos States, aquele país que a gente detesta falar mal, democracia é coisa séria. Por isso, liga-se a TV e vê-se no noticiário local vídeos do You Tube e dezenas de pessoas falando sobre a campanha eleitoral a partir de material produzido por cidadãos na Internet. Gostando ou não, os caras debatem, debatem, debatem e sem jabá de horário gratuito. Debatem porque é importante falar sobre os destinos da nção. E debatem onde todos estão debatendo: na web. O jovem americano está engajado e a Internet é a sua principal arma porque é seu principal meio de comunicação.

Aqui, em terras de tupipinico, o TSE nos dá uma canetada com bem disse Pedro Doria em seu blog e restringe o uso da Internet na próxima campanha eleitoral ao site do candidato. Ou seja, se euzinha aqui quiser falar bem de algum candidato à prefeito neste blog que é meu, que eu criei e alimento, o candidato será responsabilizado pela minha opinião.

Enquanto o resto do mundo caminha para frente, caminhamos para trás. Oohhh ... pobres chineses que não podem acessar o vasto mundo web. E nós, podemos? Os nobres ministros do TSE que usam programas de bate-papo para trocar idéias durante as sessões, acham que a informação deve ser procurada pelo eleitor e não chegar a ele via propaganda. Que tal, então, banir o horário eleitoral gratuito que literalmente nos obriga a ver os candidatos quando muitas vezes não queremos?

O eleitor - caros ministros - podem agora gerar conteúdo. Debaixo de suas nobres togas, nosso judiciário anda ainda nos tempos dos tilburis machadianos. Sarkozy, por exemplo, deu uma de suas primeiras entrevistas de campanha para um blog; Zapatero está no facebook; Hillary aceita vídeos de partidários que a apóiam; Obama arrecada milhões em minutos e assim, Yes, He Can.

Enquanto isso no Brasil ....

Nenhum comentário: