outubro 16, 2007

Tropa? De novo?

Depois que Romário marcou o milésimo gol e o aquecimento global parece não ter solução, o hit do momento é "Tropa de Elite". Eu NÃO aguento mais ouvir falar do filme, acho - honestamente - que não se tem mais o que falar. Porde noves fora, todo mundo fala mas nada muda. Só que entra semana e sai semana tá o filme na capa da Veja, tá o diretor do filme dando entrevista, tá o NYT falando do filme .. isso cansa, sabe?

Eu não gostei do muito do filme. Como cinema, 7º arte em estado puro, é bonequinho sentado sem aplaudir. Nada de muito novo. Digamos que seu mérito é mostrar que se pode fazer filme de ação. Algo que nossa mentalidade provinciana não nos deixa.

O que me espanta nessa história toda é ouvir o diretor do filme dizer que com "Tropa de Elite" ele queria fazer com que as pessoas refletissem sobre os métodos do Bope. Tá certo ... Então o problema deve estar comigo. Porque pelo que eu entendi do filme, o Bope é legal. É legal pra cacete. Porra .. o Bope garantiu o sono do Papa! Lembram do Papa?

Ninguém mais, ninguém menos que o Papa dormiu o sono dos justos em solo brasileiro por conta do Bope. Huuummm ... quem é o herói dessa história?

Salvo engano lembro de 3 frases do filme onde o Bope é colocado à altura de um ente divino que nos garante paz e tranquilidade. Diante desse cenário e de uma sociedade onde marginais anda impunes, arrastam crianças pela rua e cumprem pena de míseros dois anos, onde se perde o direito de ir e vir, onde 10% de uma batalhão da PM é preso (sorrindo!) por receber propina do tráfico, que tipo de reflexão o diretor do filme queria que as pessoas fizessem? Nesse cenário, teria mesmo alguma chance de Nascimento ser o vilão?

Sei não .. continuo achando "Tropa de Elite" de uma ingenuidade sem fim.

3 comentários:

tuninha disse...

me sinto patrulhada por nem ter vontade de ver o filme. por dois motivos: um deles é isso que vc falou, de achar uma babaquice alguém me dizer que era pra pensar.

o outro, mais simples e puro é que detesto filme de arma. não vejo em inglês, em português, chinês, o que for. abro exceção pra tarantino. mas tarantino é bom demais. e tem humor. humor salva as armas...

agora, me diz: não tenho o direito de nem gostar desse tipo de filme?

Kukla disse...

Assití, gostei, mas enjoei. Realmente precisamos procurar uma nova notícia........Ah, vc esqueceu de falar que o assunto do momento também é a Monica Lewinski (opa! Monica Veloso).........

poly disse...

eu li o livro que se chama, Elite da Tropa. Achei a mesma coisa que vc....