novembro 14, 2006

Twin Peaks

Dentre os grandes arrependimentos que tenho na vida, um deles diz respeito ao disco, isso mesmo, ao vinil com a trilha de Twin Peaks.

Tudo bem que eu ouvia as músicas quase fazendo xixi nas calças porque elas davam um medo danado, mas era bom demais. A série era ótima. E quase fiz xixi nas calças quando o grande mistério foi desvendado. Poucas vezes senti medo vendo um filme ou programa na TV, mas esse dia foi brabo. Até hoje eu lembro do rosto do assassino de Laura Palmer.

Pobre Laura. Twin Peaks está à venda num site que pesquei na web. Chama DVD Barato. E o 1º ano da série tá por R$ 59,90. Quase de graça.

Quem tem menos de 30 não lembra de Laura Palmer e Twin Peaks. Pena mesmo. Essa foi uma série muito revolucionária na TV.

O que levanta a seguinte questão: eu não simpatizante do american way of life, mas em termos de TV eles estão milanos a nossa frente. Nossa TV se orgulha de quebrar barreiras e fronteiras abordando temas "polêmicos". Nossa teledramaturgia retrocedeu. Não fazemos mais o melodrama da qual gostamos. As novelas hoje são uma espécia de panfleto social + vida cotidiana + espiritismo + non sense (dependendo do horário).

Seriados americanos como ER, The L Word, Law and Order e alguns que não recordo agora, abordam assuntos pesados de forma muito mais convicente. E até mais engraçado ou dramático. Pensei nisso outro dia vendo ER. Tudo bem que a série já foi infinitamente melhor, mas são 11 anos de exibição. Há absurdos? Sim. Há porcaria? Sim. Mas há conteúdo. Critica-se de forma aberta a Guerra no Iraque. E rapidamente eles produzem uma série para defender a guerra.

Aqui .. aqui é o folhetim espiritual das seis, o tropicalismo das sete e o nonsense das oito. Isso na emissora padrão. Há exceções? Há. Mas não tenho tempo de acompanhar.

Outro dia vi o folhetim das 20h e fiquei constrangida com os diálogos. Alguém recebe $$$ para escrever: "Oi fulana! E aí? Quente hoje, né? Que tal uma voltinha na Lagoa? Com água de coco depois? hahahahaha.. nossa .. já viu a exposição do beltrano no CCCCBBBB? Claaaaaro ... hahahahahaha".

M-e-d-o.

Nenhum comentário: