agosto 24, 2006

Por onde andei - Búzios ou Narinha, Búzios e a perereca

Ahhhhh .. Búzios. Búzios é sempre Búzios. E por mais que a cidade só fique bonita na Rua das Pedras parece que o simples fato de estar em Búzios já deixe a gente mais leve. Fui pra lá de noite e estradas à noite além de medo, dão sono. Tudo escuro, estrelas no céu, partimos para Búzios de peito aberto e casacos em punho porque apesar de ser cidade de mar, o sereno estava brabo. Ficamos numa pousada na Rasa. E tudo teria sido até legal se não fosse a pousada.

E o problema é esse. O cara acha que sendo legal, super simpático e fazendo sua pousadinha na casinha bacana que ele tem em Búzios, tudo fica legal. Mas não fica. Acho que posso dizer que conheço o melhor e o pior de Búzios. Por enquanto tá 2 x 0 pro lado ruim. Porque essa é a segunda pousada que me proporciona momentos de desprazer.

Cheguei por volta das 20h30 e estiquei as pernas. Primeira coisa a conferir o banheiro. Nada de box. Os donos de pousada em Búzios não cortem esse lance de box ou de cortina. Molha o banheiro todo mesmo. Escovei o dente e ao tentar fechar a pasta de dente (que não é de tubo) em cima da prateleira percebi que a mesma era solta, já que ela quase alçou vôo rumo ao infinito. Ok, ok .. sentiram o drama?

Após meus compromissos profissionais finalmente cheguei ao quarto já no clima banho-tv-soninho. Liguei o ar-condicionado e me arrependi. Um barulho descomunal. Ok. vou optar pelo ventilador. Porqur apesar do tempo meio frio queria deixar o quarto numa temperatura agradável. Assim .. nada muito quente. O ventilador parecia mais uma batedeira. Ok. Ar-condicionado barulhento. Melhor barulho do que hélices voando pelo quarto. A i´diea era deixar o quarto bem friozinho e depois desligar.

Hora do banho. Entrei no chuveiro de chinelo para não levar choque e ... levei choque! E outro choque. E mais outro. Todos de leve porque tenho pânico de chuveiro elétrico. Ai porra .. peguei a toalha de mão para tentar aumentar o volume d'água. Mas se fizesse isso a água ia ficar mais fria e é melhor pouco quente do que muito e frio.

Logo atrás de mim tinha um basculhante, meio aberto, com uma cortinhinha. E aí, na falta extrema do que fazer, pensando que estava em Bagdá, resolvi fechar a janela com medo de alguém entrar ou algum bicho entrar. Quando eu puxo a janela não é que me voa uma perereca sei lá de onde, que me bate na parede, dá uns dois saltos e cai no meio do meu banho??

É claro que nesse momento eu já estava nua, molhada, pulando no meio do quarto e com aquele ar-condicionado tipo bateria da Mangueira. E agora? Eu me secava, vestia a roupa e chamava meus companheiros de trabalho? Chamava o dono da pousada?

Dúvida. Voltei ao banheiro porque afinal tinha que terminar o banho. A perereca tava travando uma batalha inglória com o azulejo. Ela subia um e escorregava três. Decidiu ficar num canto do box. Aí eu optei por ficar no outro e terminar o banho. Só que a cada movimento dela eu me mexia também. Para quem já fez xixi na companhia de um sapo enorme, uma perereca não seria assim nada absurdo. Daí tive outra idéia brilhante. Abri o mesmo basculhante para estimular a perereca a pegar o caminho da roça e sair do quarto. Será que ela seria tão sagaz quanto eu?

Escovei o dente, fiz xixi e fechei a porta ainda botando embaixo da mesma a toalha de chão. Ou teria uma invasão de pererecas no banheiro ou minha companheira de banho partiria rumo ao desconhecido.

Desliguei o ar-c0ndicionado, deitei e fui ler. Peguei no sono e dormi mal porque a gente sempre estranha a cama. Ah! Antes de deitar vi tinha um pedaço mínino da janela aberto. Antes mesmo de tomar banho reparei nesse detalhe. E fechar a janela foi um custo porque ela tava emperrada. Eu devia ter levado essa lição adiante. Janelas perigosas, não?

Então .. às 5h acho que todos os cachorros de Búzios resolveram ir até a pousada e uivar. Noooossa .. foi uma delícia. Deviam ser uns cinco mas naquela altura do meu sono pareciam cinco mil. Ai como eu amo a natureza, gente!

Logo eles pararam mas aí vieram os benditos passarinhos. Eu odeio ser acordada por passarinhos e sempre que eu falo isso recebo olhares de reprovação. É chato. Ponto. É chatíssimo. Porque eu quero dormir e a caceta do bicho fica piando de forma insuportável. Não tenho vocação pra Branca de Neve, entende?

E a perereca?

Pois então .. acordei, fui fazer o xixi matinal e antes mesmo de sentar fiz uma busca completa, completíssima pelo banheiro e vejam: minha companheira de banho foi sagaz e partiu. Talvez pela janela, talvez pelo ralo. Só sei que ela se foi. E eu, é claro, nunca mais toquei na janelinha do banheiro.

Búzios .. Búzios .. ficaram com inveja, né?

Nenhum comentário: