dezembro 05, 2003

Beting, a revanche

Os jornais O GLOBO e Estado de São Paulo decidiram não mais publicar a coluna de Joelmir Beting após o mesmo ter feito um comercial para o banco Bradesco. Tá certo. Cada um com o seu cada qual. Mas até aí, queridos. Sei não ... Eles alegaram uma regras de redação, proibições, éticas e tais. Mas aí ... eis que seo Joelmir responde .. e vejam que primor.

"Minha coluna diária, lançada pela Folha em 7 de janeiro de 1970, é reproduzida por dezenas de jornais brasileiros. A fatura nao é minha. Era da Agência Folha até 19 de agosto de 1991. Desde entao, os direitos sao da Agência Estado. Minha relaçao com cada um dos jornais nao é de empregado. É de fornecedor de um produto isolado. Produto tido de boa qualidade, limpo e isento. Nao tenho por contrato seguir normas de redaçao ou de conduta de nenhum dos jornais signatários. Nao misturo o produto que me compram com minhas atividades profissionais de palestrante e de consultor. Nada me impede de fazer publicidade comercial, propaganda política ou passeata de protesto.

A publicidade comercial responde pela plataforma da cadeia de valor do jornalismo. Sao os anunciantes que pagam todas as contas, custos e ganhos das empresas de comunicaçao. O equivalente a dizer que sao os publicitários que garantem o emprego e o salário dos jornalistas. Sempre devotei respeito profissional a competência e a seriedade da publicidade comercial brasileira, mercado de notícia do consumidor. Ela multiplica negócios, empregos e salários.

Se o jornalismo se envergonha da publicidade - que trate de sobreviver sem ela. Nao me parece nada ético cuspir no prato em que se come. Quem mistura jornalismo com publicidade, sem distinguir uma coisa da outra, sao precisamente os que aprovam acriticamente o banimento de minha coluna de O Globo e de O Estado - com a claque dos que tomam por ética da profissao o que nao passa de estética do jornalismo.


E por aí segue ... sei não .. mas acho estranho tudo isso. Jornais como O GLOBO, Estadão .. gente de cuca tão aberta, tão pra frentex ... no fundo, no fundo .. são iguais a seus pais. Perdem eles por perderem Joelmir.

Nenhum comentário: