outubro 14, 2003

Viva Gilberto

Gilberto Braga volta à TV e com ele volto às novelas. Eu assisto novela de outros autores. Eu gosto de novela, por mais que muita gente torça o nariz ao ler minha frase. Mas é verdade. E não vejo nisso nada de degradante. A novela, querendo ou não, é um produto genuinamente brasileiro. Um produto bom, com defeitos e qualidades. Americanos sabem fazer musicais, franceses sabem tomar café, nós sabemos fazer novela. É isso. Não acho nada demais. Não vejo nisso um crime antes que a patrulha do politicamente correto começe a reclamar nos meus ouvidos.

Voltando ao assunto "Celebridade". Novela de Gilberto Braga é diferente. Saímos das histórias de personagens para as histórias propriamente ditas. Tramas e não pessoas. E isso muito me interessa. Há muito tempo a teledramaturgia brasileira perdeu o seu brilho. Opinião minha sujeita a virar uma tese. Estamos engessados num gênero que nós criamos e que somos mestres. Daí vem a pasmaceira, o marasmo predominante. E na busca por melhores ibopes virou moda colocar a novela a serviço do "social". Detesto isso. Arte é arte. Não é campanha. Imagina se todo filme sobre drogado tivesse depoimentos, médicos falando. Isso é documentário. A novela, assim como o cinema, a literatura, etc, mostra o problema nu e cru e deixa que o espectador tire suas próprias conclusões. Abomino essa mistura de realidade com ficção absurda. Tem novela mais feroz, mais crítica do que "Roque Santeiro"?

Portanto meus amigos, que a moda passe e os bons autores voltem. O pior é ler nos jornais no dia seguinte que a personagem de Claudia Abreu toma umas porradas porque GOSTA o batalhão politicamente-chato-correto reclamando. Na boa, gente, isso aqui tá parecendo os EUA. Gente mais CDF, mais chatinha, mais sem graça. Tem gente que gosta de apanhar sim e há de se diferenciar isso da pobrezinha Raquel, nem tão pobrezinha assim, que tomava uns cacetes do Marcos em "Mulheres Desvairadas", digo, Apaixonadas.

Estou gostando da novela nova pelo seu cheiro de folhetim. E isso me apetece. Mas também critico. Ah sim. Nada é perfeito. No mundo real, a secretária de Malu não moraria no Andaraí e seu namorado, o insosso Thiago Lacerda, falaria direito. Alguém tem que dizer a ele que "A Casa das Sete Mulheres" acabou.

Nenhum comentário: