janeiro 26, 2003

E enfim, chegou o Carnaval

Aeaeaô .. ôôô ... estamos naquela tenebrosa época do ano em que tudo vira alegria-harmonia-ao-brilho-do-luar. E lá vem os peitos da peitos da Globeleza balançando (na verdade, eles não balançam), mulatas se requebrando em busca de cinco minutinhos de fama, puxadores de escola e seus ternos cafonas e bijus baratas, enfim, começou o horror, horror, horror.

É carnaval. Esse ano nada de suspense: dona Zica caiu do telhado e quebrou aquele clima tenso que sempre antecedia os desfiles da Mangueira. "Será que ela aguenta? Qual vai ser a homenagem?".

Os anos passam e os sambas ficam piores. Nunca fui muito entendida de samba enredo. Dos meus trinta anos, passei quatro carnavais no Rio. Sou foliã possuída do carnaval baiano, com dez anos de bloco Eva nas costas (1984 a 1994), quando os blocos ainda tinham charme e beleza. Anos de Raso da Catarina, Praça Castro Alves, circuito Ondina-Barra ... êta vida boa!

Um dia conto minhas aventura pra vocês.

Mas voltando aos sambas .. pelo amor dos meus filhinhos. Andei dando uma olhada nos enredos desse ano. A mocidade, criativa como poucas, vai falar sobre doação de órgãos. Ca-ra-lho .. o que é isso? Tô louca pra ver as alas. Só imagino fígados e córneas rodopiando na Sapucaí.

Quando trabalhei na cobertura dos desfiles, descobri algumas valiosas lições:

1. Entrevistar gente nua é bem desagradável;
2. Paulo Zulu é um deus apenas de boca fechada;
3. Gisele Bundchen é linda de morrer;
4. Os desfiles não são todos iguais;
5. Beto Simas tem o corpo mais bonito que eu já vi na vida;
6. Luiza Brunet fala muito palavrão;
7. Monique Evans é seqüelada;
8. Miguel Falabella é antipático toda vida;
9. O simples gesto de sentar numa cadeira pode (as vezes) ser tão prazeiroso quanto sexo.

Passeando pelos sites de carnaval, descobri algumas pérolas nos sambas desse ano. Nem os Tribalistas fariam melhor:

É Santa Cruz, pode aplaudir, alto astral bis / o nosso show hoje é aqui, mundial
Do universo teatral à ribalta do carnaval - GRES Santa Cruz


mundial com astral .... tá bom ...

guerreiro, é de bambas um celeiro / apenas uma escola diferente
Salgueiro, minha paixão, minha raiz, 50 anos de glória - GRES Salgueiro


Que rima, hein?

os passarinhos voando entoam um canto de paz / enquanto danço com índios em carajás /deixa o futuro chegar /que a criançada vai ver quanta magia tem na arte no saber -- O Brasil que vale - GRES Grande Rio

Loção, loção, loção!!!!!

uma criança" vai nascer / se o homem conseguir usar a luz da razão / a terra então vai florescer e vai...
E onde houver trevas... Que se faça a luz! - GRES Império Serrano


Hein?!?!?!

voa, voa, divina luz de Madureira bis / o samba na praça, no embalo da massa / a Portela não é brincadeira
Ontem, hoje, sempre Cinelândia - o samba entra em cena na Broadway brasileira - GRES Portela


Puta que os pariu!

foi aquela emoção, pro meu povão / se formou uma família, uma grande seleção / foi aquele show de bola, na Coréia e no Japão
O Brasil é penta, R é 9 - O Fenômeno iluminado - GRES Tradição


Gugu dada ...

Na França é tomada a Bastilha / o povo mostra a indignação / revoltado com o diabo / que amassou o nosso pão
O povo conta a sua história: saco vazio não pára em pé - a mão que faz a guerra faz a paz - GRES Beija Flor


Sen-sa-cio-nal!! E o título?!?!?!

na fé de meus orixás / axé meu Delogun / temor e proteção ao anel do dragão de Dagoun
Agudás, os que levaram a África no coração, e trouxeram para o coração da África, o Brasil - GRES Unidos da Tijuca


Carlinhos Brown?

Um gesto de amor faz alguém sorrir / só o doador faz a vida prosseguir / basta se conscientizar / a família querer aceitar
pro sonho se realizar / vem fazer o bem sem olhar a quem / com a mocidade doar seu coração / nos braços da mitologia
unindo o mundo na mesma missão / sob a luz da estrela guia
Para sempre no seu coração - carnaval da doação - GRES Mocidade


Sem comentários.

Vem meu amor, vem me beijar bis / hoje eu tô que tô, você tá que tá / vem meu amor, vem me beijar
beijo escondido pra ninguém clonar
Nem todo pirata tem a perna de pau, o olho de vidro e a cara de mau... - GRES Imperatriz


Tô que tô? Tá que tá?

Nenhum comentário: