dezembro 11, 2002

Literalmente bom

Fãs da boa literatura tem na internet endereço certo. A Conspiração lançou ontem o Literal, site que reúne Ferreira Gullar, Luís Fernando Veríssimo, Lygia Fagundes Telles, Zuenir Ventura e Rubem Fonseca.

Adoro Rubem Fonseca.

No site, poemas concretos de Gullar (em movimento) e As Cobras, tirinha do LFV.

Adoro Veríssimo.

Estive na festa de lançamento do site ontem à noite no MAM. Fui com a minha irmã e mostrei a ela algumas diferenças entre festas de rico e festa de pobre. Em festa mais populares come-se mais. Salgadinhos nesse tipo de evento é sempre conceitual. Perguntei ao garçom .. "O que é isso?" ... "Peito de frango enrolado em ervilha com molho curry ..."

Como disse, conceitual. E são sempre pequenos. Afinal, gente chique é sempre magra. Grande quantidade de modernos e roupas extravagantes. Vai Nara Franco sair na rua com uma meia de cada cor pra ver o que é bom pra tosse .. mas artista sempre pode, né? Mesmo que a roupa seja absolutamente ridícula.

Ver Aldir Blanc bebericando uma cerveja foi o ápice da noite. Disse a minha irmã ... "olhe bem .. não é todo dia que você vai ver Ferreira Gullar e LFV juntos ..."

Minha vontade era ir até lá e dizer o quanto os acho geniais. Mas a vergonha (graças a Deus) me impediu. Afinal, não desperdicei loção por aí. Tenho de sobra.

Aldir Blanc, como eu, gosta de cerveja e do Vasco. Pena que o segundo item esteja em crise e decadência. Não canso de me perguntar porque Eurico Miranda, obeso, sedentário e estressadíssimo, não sofre um ataque fulminante no coração.

Vaso ruim não quebra, não é isso?

Pena. Aldir Blanc me valeu a noite, assim como LFV. Simples e genial. As idéias mais geniais sempre são (em sua maioria, pelo menos) as mais simples. No livro "As mentiras que os homens contam" há pelo menos duas histórias que achei simplesmente bárbaras. Como tenho péssima memória, hoje à noite vou "colar". Amanhã falo delas aqui.

LFV é um cara calmo, discreto. Nada de mudernidades. Hoje em dia as pessoas têm uma necessidade incrível de aparecer e quando são assim, em geral são medíocres. Quem aparece, aparece sem esforço, aparece porque é bom.

Tal e qual quem é rico ou bonito. Vê-se ao longe ...

Nenhum comentário: