agosto 30, 2002

In God's country
Cidade de Deus é um dos melhores filmes brasileiros que eu já vi. Pode ser pop, poder ser o que for, mas é extremamente bem feito e extremamente criativo. Não achei o filme violento. Apesar do tema forte, o filme não é um banho de sangue e não usa a violência de forma chocante. As cenas são bem dirigidas, todas dentro do contexto. Roteiro maravilhosamente bem estruturado. Nada do que é mostradonna tela me choca. Leio nos jornais coisas mais sórdidas todos os dias. Também não acredito que seja novidade para nós, moradores dessa cidade incrível. Essa é a vida como ela é. Todas as semanas filmes americanos muito mais violentos pipocam nas telas e as pessoas acham muito normal. Mas quando o assunto pipoca no quintal da casa, aí o bicho pega ... Enquanto o sangue tá rolando na Faixa de Gaza, que se dane. Mas logo ali .... é dose.

Nelson Hoineff no JB diz que o compromisso ético do filme fica comprometido. Compromisso ético de cineasta é com seu público. Não gosto dessa gente que sempre quer ir ao cinema vber filme engajado, filme denúncia, filme verdade. Vira jornalista de polícia e sai por aí denunciando as mazelas do mundo. Muitos filmes europeus e americanos são belíssimas porradas na sociedade, são belíssimas denúncias .. feitas em sépia, com cortes rápidos e boa música. Na minha concepção, qualidade estética e qualidade de conteúdo andam de mãos dadas.

Adorei o filme. Veria de novo. Muito criativo. Leio no jornal que algumas pessoas não gostaram por causa da "estética pop". Mediocridade. Filme sobre favela tem que ser feio mesmo, né? Tá bom ... ô gente complicada. O elenco também merece crédito. O ator que faz o bandido Zé Pequeno é sensacional. Uma pérola a cena dele indo para o baile do bandido Bené. Mesmo poderoso, Zé Pequeno não consegue mulher. Como é mostrado no filme, percebemos que certas angústias do ser humano não escolhem classe, raça ou dinheiro no bolso. Críticas e matérias sobre o filme estão em todos os jornais hoje. Minha modesta opinião fica por aqui. Daqui a pouco acrescento mais coisa. Agora escrevo aqui sem reler. Dias depois faço um copidesque meia bomba.

Nenhum comentário: