julho 21, 2002

Nostalgia
Vendo a edição número 1500 do Fantástico revi a zebrinha da loteria. Saudades da minha infância.

Pulando para o presente. Fiquei nervosa com as imagens "internas" do WTC no dia dos atentados. Imaginei a angústia daquelas pessoas, o medo, o pânico ... O que eu faria numa situação semelhante? Sabe-se Deus ...

Tenho esses mesmos pensamentos quando vejo esses filmes de tragédia. Maremotos, terremotos, acidentes aéreos, ataques alienígenas ... será que esses instintos heróicos aparecem mesmo na hora H?

Um dos filmes que mais me marcaram foi "O Destino do Poseidon". Nem tanto a cena da onda e a virada do navio. A cena que lembro até hoje e que me dá arrepios é aquela em que os sobreviventes têm que atravessar uma ala enorme do navio que está inundada. São minutos e mais minutos embaixo d'água. A gordinha, ex-campeã de natação, consegue mas morre em seguida. Sentia pânico ao me imaginar tendo que fazer algo semelhante. Até hoje sinto.

A história mais engraçada que tenho a esse respeito é sobre meu medo de elevador. Não sou dessas pessoas que não andam de elevador. Não tenho fobia. Mas desde que vi "A Incrível Fábrica de Chocolate" pela primeira vez, andar de elevador (as vezes) se tornou tarefa ingrata.

Para quem não lembra: na última cena do filme, os personagens entram num elevador. Ele sobe, sobe, sobe, sem parar. Acaba atravessando o prédio e sai por aí. Elevador "easy rider". Pois bem .. confesso que muitas vezes subidas prolongadas em elevador me causaram (e ainda causam) desconforto. Sempre lembro do filme. É claro que eu sei (e espero que não) que nada parecido com aquilo vai acontecer. Pelo contrário: caso quebre, o elevador vai descer!

Engraçado isso ... hoje sinto bem menos porque dificilmente pego elevadores para grandes alturas. Talvez já tenha crescido o suficiente para esquecer do filme a ponto de perder meus medos. Enfim: maluquice pura!

Nenhum comentário: