fevereiro 15, 2002

I´m just an ordinary guy with nothing to lose
Ontem revi "Beleza Americana". Que filmaço!
é muito bom ver um filme em que todos os personagens são bons. Desde o principal até aquele que aparece por cinco minutinhos. Grandes interpretações com destaque para Kevin Spacey (que levou o Oscar) e Annette Bening (que não levou o Oscar mas está sensacional).
Rick, o vizinho voyeur, é o meu preferido. Destaco duas cenas dele. Duas não, três: 1. quando ele está fumando maconha com Lester durante a festa onde ele trabalha como garçom. O chefe dele chega e diz: "Não vou te pagar para ficar fazendo isso" .. e ele: "Então não pague" ... 2. Quando ele vende maconha a Lester e diz .. "nunca subestime o poder da negação" ... 3. quando ele nega ser voyeur afirmando ser apenas um curioso ...
Um belo retrato da hipócrita sociedade americana. Nossa versão tupiniquim, Nelson Rodrigues, ia um pouco mais fundo, mas com o mesmo brilhantismo. Atenção: não estou comparando "Beleza Americana" com Nelson. Os dois, de maneiras diferentes, olham o que há por trás das aparências.
Não sei se é proposital .. mas reparem: o casal mais normal do filme é o casal gay ...
Enfim, vejam e revejam .. sempre bom ver o saco plástico dançando e ouvir que há tanta beleza no mundo que o coração é capaz de sucumbir. Pois apesar de tudo, dos homens palhaços, dos chefes escrotos, das mulheres putas ... a vida é bela.

Nenhum comentário: