fevereiro 19, 2002

Eu e Xexéo, Xexéo e eu
Juan, leitor de primeira viagem deste blog, me mandou um mail chamando minha atenção para a coluna do Xexéo , publicada no jornal O Globo sobre o filme "Abril Despedaçado". Pois é .. como bem chamou a minha atenção meu querido leitor Juan, eu e o famoso colunista temos a mesma opinião sobre a curiosa indústria cinematográfica brasileira, que desde "Central do Brasil" tem produzido filmes apenas para festivais e jurados do Oscar.
Um dos meus primeiros posts aqui foi sobre esse assunto. Fico indignada com essa mania de cineasta brasileiro só querer fazer filme intelectual, que vá ganhar algum prêmio no exterior. Temos uma cultura vasta, rica e cheia de bons "produtos". Poderíamos ter muitos filmes interessantes que tivessem como único objetivo divertir. Mas não .. gosto muito do Walter Salles e sei que ele pouco tem culpa. Mas acho que tá na hora dos cineastas brasileiros pararem de brincar de Godard. Que mal há em querer ser um Spielberg?
Pelé, Senna, Garrincha, Nelson Rodrigues, Monteiro Lobato ... a semana de arte moderna em 1922 .. o vice mundial em 1950, a família real portuguesa ... enfim, são inúmeras e grandes as oportunidades ... mas eles querem apenas ganhar o Oscar, o Globo de Ouro ... mediocridades.
Como roteirista (que também sou) gostaria muito de mudar isso. Mas leva tempo. Espero que as novas gerações enxerguem o potencial da nossa cultura, do nosso povo.
Enquanto isso, eu e Xexéo dividimos a mesma opinião e agradamos, cada um a sua maneira, nossos leitores (no meu caso, meu leitor).
Beijo pra você, Juan.

Nenhum comentário: