março 01, 2004

Previsões do Oscar - Resultado

Este post foi publicado originalmente no dia 28/1. O que está em itálico é referente a este dia. Vamos ver se ainda ando afiada no quesito cinema.

Apostas

Mantendo a secular tradição farei aqui minhas previsões para o Oscar. Depois da cerimônia farei o balanço final vendo se continuo esse potência cinematográfica.

Melhor ator - aposto em Bill Murray. Sem dúvida, um dos melhores atores de comédia dos EUA. Ainda não vi o filme, mas aposto cega nele. Duvido que a tradicional academia dê o prêmio para os bad boys Sean Penn e Jhonny Depp. Ben Kingsley já ganhou e Jude Law ainda pode esperar.


Queimei minha língua. Sean Penn, sem dúvida nenhuma mereceu o prêmio, mas duvidei que a tradicional academia fosse premiar um cara tão polêmico. Ponto para os velhinhos.

Ator Coadjuvante - Tim Robbins com Ken Watanabe correndo por fora.

Opa! 1 a 1. Matei essa, mas era barbada. Lindo discurso sobre abuso sexual.

Atriz - Vou chutar: Charlize Theron por Monstro.

Uhú!! 2 a 1 pra mim!

Atriz Coadjuvante - Parada dura. Sinceramente não sei. Mas algo me diz que Renée Zellweger por surpreender.

3 a 1. Tô arrebentando. Não gosto dessa atriz. Aquele biquinho .. sei lá. Mas entre elas e as outras .. a academia pode ter dado ares de renovação, mas nem tanto.

Direção de Arte - Senhor dos Anéis. Mas Master and Commander corre por fora.

4 a 1.

Fotografia - Seabiscuit .. mas Cidade de Deus .. quem sabe.

Bola fora. Deu Master and Commander.

Figurino - Senhor dos Anéis

5 a 2.

Direção - Senhor dos Anéis

6 a 2. Peter Jackson fez um filme monumental. E era muito fácil ele cair na mesmice e só se aproveitar dos efeitos especiais. Mas fez um filme tocante, com imagens incríveis, filmado de maneira absolutamente revolucionária. É muito mais que merecido.

Edição - Cidade de Deus

3 x 6. Torci, é verdade. E acreditava que de repente nessa área fosse dar. Mas Senhor dos Anéis matou a pau.

Filme estrangeiro - As Invasões Bárbaras

7 x 3. Tô foda.

Maquiagem - Senhor dos Anéis

8 x 3. Incrível.

Filme - Senhor dos Anéis

9 x 3. Esse era mole.

Roteiro Adaptado - Senhor dos Anéis, mas torço muuuuuuuuuuuuito por Cidade de Deus

10 x 3. Esse também era barbada. Como adaptar um livro como senhor dos anéis?? Cara .. parada dura.

Roteiro Original - Lost In Translation

11 x 3. Tô demais.

É isso aí. Fiz barba, cabelo e bigode. Mas esse tava fácil. Não há competição para Senhor dos Anéis. É um filme que em muitos anos vai deixar marcas na indústria. Sabe como é .. vamos inovar gente. Apostando no simples, chega-se a resultados incríveis.

E Cidade de Deus? Cara ... vale muito para nós, brazucas. Sabe como é? Vamos investir no material humano. Atores, editores, fotógrafos, roteiristas. Para mim, a grande lição do sucesso de Cidade de Deus é essa: investimento no profissional de cinema. Não sou contra o estilo câmera-na-mão-e-uma-idéia-na-cabeça, mas acho que há espaço para tudo. E esse tudo inclui trabalho e investimento em novos atores, novos roteiristas, novos tudo. O cara pegar 200 moradores do morro e fazer dos caras bons atores .. porra. É sensacional. Num país onde os rostos bonitos impõe a ditadura global dos atores malhação ... Minhas reverências à Fernando Meirelles.

Nenhum comentário: