janeiro 26, 2004

Chorar pra que?

Nada justifica maus tratos, humilhação ou condições desumanas de tratamento. Acho que se uma pessoa faz algo errado, deve ser punido dentro das normas da lei. No entanto, chorar depois do leite derramado .. sei não. Brasileiros que são pegos pela Imigração Americana e que depois aparecem chorando em cadeias americanas, não me causam pena. Vejo essas pessoas se humilhando e fico indagando se realmente compensa. Acho que para eles, sim. Não me dá piedade ver um homem num quarto escuro, dizendo que está com fome e que não vê a família. Filho, foi cruzar a fronteira no meio da noite porque quis. Fizesse direito.

Não me cabe julgar ninguém, mas não sei se vale a pena ficar mostrando essas pessoas como se fossem dignas de pena. Até são, mas não pelo lado emotivo da coisa. O governo ignora isso. Mas devia fazer campanhas de alerta e, principalmente, devia combater as máfias que enganam tanta gente.

Falei de tudo isso porque estou vendo agora na Globonews um programa lotado de chorões presos em cadeias americanas. Amigo, paciência.

Depois que vi o Expresso da Meia Noite, minha impressão sobre o serviço de imigração de qualquer país é bem desconfiada. Nesse ponto, sou meio covarde mesmo. Viajar com material ilícito então .. nem pensar! Fico lembrando daquele homem enlouquecendo na prisão turca ... xiii .. tô fora.

Não recrimino quem viaja e vai tentar a vida em outra terra. Há quem chegue ao sucesso à prosperidade. Como disse, não estou aqui para julgar ninguém. Cada um com seu cada qual. Mas já que vai, faz direito.

Nenhum comentário: