março 20, 2003

Thed, o presidente

Enquanto isso em Pindorama, o Fome Zero continua uma palhaçada. Nada sai do papel. Deviam imitar os eficazes planos elaborados pelo presidentes Roosevelt, os dois que tiraram os EUA do buraco.

Falando neles .. tenho grande simpatia pelo Thed Roosevelt. Ele foi o presidente mais jovem a assumir a Casa Branca. Era um aventureiro e sua cara de bonachão faz dele uma figura extremamente simpática. Era soldado, caçador, naturalista, fazendeiro, ganhou o prêmio Nobel da Paz e revolucionou a maneira de se governar um país. Enfim, o cara era foda.

Entre outubro de 1913 e maio de 1914, ele veio ao Brasil para percorrer o Rio da Dúvida, na Amazônia. Este lendário rio, que ele tanro queria mapear, também tirava o sono de Rondon, que acompanhou o presidente americano em sua estada na selva. Durante a expedição, o filho de Roosevelt morreu. O presidente também ficou doente e quase morreu. Voltou para os EUA e ainda lutou numa guerra.

Existe hoje na Amazônia uma pousada chamada Rio Roosevelt. De fato, Rondon e a expedição americana mapearam uma parte até hoje pouco explorada daquela parte do Brasil. Uma missão extremamente arriscada. Na verdade, Roosevelt queria levar pássaros e animais para o Museu de História Natural de NY.

O rio que eles tanto procuravam foi mapeado e hoje muita gente o chama de Rio Roosevelt. Ele é o principal afluente do Rio Madeira e tem 1500 quilômetros de extensão.

O melhor dado da biografia de Roosevelt é que ele batizou o famoso Urso Thed.

Pra quem já teve Roosevelt, aturar um Bush deve ser dose.

Nenhum comentário: