março 25, 2003

And the Oscar goes to ...

Vou republicar meus palpites para o Oscar. O post original foi ao ar em 17 de fevereiro. De lá até hoje não vi nenhum dos filmes que concorreram. Vamos ver o que eu acertei.

Melhor Ator: Daniel Day Lewis ou Michael Cane? Pela idade vai pro Cane, seis vezes indicado. Eu aposto no Lewis, que já faturou uma estatueta, mas tá num filme forte. Além do mais, ele é bom pra caralho.
Comecei mal. Adrien Brody, de O Pianista, levou a estatueta e ainda fez o melhor discurso de toda a festa. Sem falar no beijo que ele deu na Halle Berry.

Ator coadjuvante: Ed Harris pelo conjunto da obra. Correndo por fora, John C. Reilly, em "Chicago".
Continuo mal. Chris Cooper, o militar freak de Beleza Americana, foi o vencedor. Adaptação passou rápido por aqui e devo tirar o atraso em vídeo.

Melhor Atriz: Nicole Kidman está cotadíssima e eu acho que ganha.
UHÚ!! Finalmente um ponto pra mim!!

Atriz Coadjuvante: Julianne Moore também pelo conjunto da obra. Queen Latifah pode surpreender.
Catherine Zeta Jones surpreendeu. Cantou, dançou, interpretou. Acredito que ele esteja bem em Chicago.

Direção: Porrada na Academia se o prêmio não for pro Scorsese.
Porrada então. Surpreendentemente o Oscar foi para Polanski. Não achei que ele fosse ganhar por ser persona non grata nos Estados Unidos. Merecido, mas ainda assim porrada na Academia. Scorsese é sempre Scorsese.

Melhor filme: páreo duríssimo entre "Chicago" e "Gangs de NY". "The Hours" corre por fora, mas acho que fica com Gangs.
Meio pontinho. Não apostei tudo em Chicago, mas também não descartei. Em tempos de guerra é mais politicamente correto premiar um filminho leve.

Roteiro adaptado: Fico com "Adaptação".
Levou o Pianista. Acho Adaptação mais original.

Roteiro Original: Seria legal ver "Casamento Grego" ganhando, mas "Fale com Ela" é imbatível.
Disso eu entendo, né minha gente? Oscar para Almodóvar.

Nos prêmios mais técnicos fiquei dividida entre Senhor dos Anéis e Chicago. A academia ignorou solenemente o filme de Peter Jackson. Injustiça. Vamos a eles:

Direção de Arte: "Frida"
Errei. Deu Chicago.

Fotografia: "Chicago"
Ai, Narita! Prêmio para Estrada para a perdição.

Figurino: "Chicago"
Ok,ok .. eu sou foda ...

Edição: "O Senhor dos Anéis"
Bola fora. Prêmio para Chicago.

Efeitos Visuais: "O Senhor dos Anéis"
Bola dentro.

Som: "O Senhor do Anéis"
Bola dentro de novo!!

Maquiagem: "Frida"
Mais uma dentro ...

Filme Estrangeiro: Esse eu não sei. Vou chutar em "Hero".
Nota Zero: deu Nowhere in Africa.

Pô, nem fui tão mal assim.

Nenhum comentário: