novembro 01, 2002

Clássico pipoca

- Porque diabos você está me chamando de Calvin?
- É o seu nome .. Calvin Klein .. é o que está escrito na sua cueca ..


O diálogo entre Marty McFly (Michael J. Fox) e sua futura mãe é um dos melhores (senão, o melhor) merchandisings da história do cinema. Faz parte de um filme essencial da década de 80 e especial para quem gosta de boas aventuras com grandes doses de humor. Resumindo: De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985) é um clássico. Escrito por Bob Gale e dirigido por Robert Zemeckis, o filme inova não só pela ação de merchandising, mas pelo roteiro enxuto e efeitos especiais. O filme, na verdade uma trilogia, lançou Michael J. Fox e Zemeckis ao estrelato, além de mostrar uma aventura adolescente divertida e com neurônios.

No primeiro filme, McFly viaja no tempo em 30 anos e volta a 1955. Acidentalmente altera os rumos do primeiro encontro entre seus pais. Sem plutônio para abastecer a máquina do tempo em forma de um transformado DeLorean, ele procura o então jovem cientista Doc Emmett Brown (Christopher Lloyd) para ajuda-lo a voltar para casa. Assediado por sua futura mãe, McFly tenta garantir a existência de sua família fingindo ser Darth Vader, antecipando a criação do skate e revolucionando o pacato baile de formatura com um solo de guitarra "a la" Van Halen. Na cena final, um gostinho do que viria no segundo filme da série. Doc precisa da ajuda de McFly em 2015.

A bordo de um DeLorean já voador, os dois seguem para o futuro e criam um ano de 1985 alternativo, onde Biff Tannen (Thomas F. Wilson) é rico e ... pai de McFly! As viagens no tempo se acumulam e qualquer piscadela pode causar estragos no mais distraídos. O filme é cheio de idas e vindas, mas não deixa o clima de aventura cair.

Na parte final, depois de tantas mudanças, Doc decide viver na pacata Hill Valley do Velho Oeste. McFly chega a 1885 e a piada agora fica por conta do mito criado pelo ator Clint Eastwood. Doc descobre o amor de sua vida e Zemeckis capricha nas doses de humor.

Os três filmes ganham em dezembro edição luxuosa em DVD. No extras, entrevistas com o diretor e o elenco, teste de maquiagem, cenas cortadas, making of, storyboards e o clipe do ZZ Top para a música tema do terceiro filme. Quem quiser conferir o site oficial o endereço é http://www.bttf.com.

Algumas curiosidades:

- Lea Thompson, mãe de McFly na trilogia, é hoje "Caroline in the City", ótimo seriado que passa aqui na TV a cabo.

- Billy Zane, ainda em começo de carreira, faz uma ponta no primeiro filme. E segundo meu leitor David, aparece no segundo filme também.

- Bob Gale escreveu o três filmes.

- Ainda desconhecida, a atriz Elizabeth Shue era a namorada de Marty McFly.

- O segundo filme foi lançado em 1989 e o terceiro em 1990.

- O primeiro filme de Christopher Lloyd foi "Um Estranho no Ninho", de 1975, com direção de Milos Forman.

Nenhum comentário: