outubro 16, 2002

Que meda!

Sai o Romanée-Conti e entra em cena Regina Duarte. Nizan jogou pesado. A Regina Duarte economista eu não conhecia. Qual a credibilidade dela como boa entendora do mercado financeiros e números afins não sei. A maneira veemente como ela afirma que inflação voltará galopante caso Lula vença as eleições me intriga. A atriz, pelo visto é também socióloga, cientista política, antropóloga, economista e arauta do apocalipse. Seu depoimento me pareceu irresponsável.

Segundo José Serra, o texto é de autoria da própria. Até aí, meu caro, tudo bem. O problema é veicular o tal em rede nacional. Num país de miseráveis pouco instruídos, artistas valem ouro. A palavra deles é a palavra de Deus. Por isso, pessoas de vida pública carregam responsabilidades que eu, você, e tantos outros anônimos, não carregam. De especulação, já basta a do mercado financeiro. O Risco Brasil, o índice nasdaq, são eles que transformam nossas vidas num inferno. Dólar a R$ 4 é dose.

Namoradinha do Brasil, Regina Duarte fala ao coração de muitas donas de casa, vovozinhas temerosas do sapa barbudo encarnado em Lula. Preconceito? Talvez. Repetir um discurso desgastado e, ainda por cima, baseado "em blues", é dose para leão. Fatos, Regina. Precisamos de fatos.

Liberdade com responsabilidade. Apoiar um candidato é diferente de acusar o outro (mesmo que de forma indireta) de levar o Brasil ao caos, caso eleito. Assim como não podemos culpar Benedita da Silva por todas as mazelas do Rio, não podemos achar que Lula, caso eleito, vá resolver anos e mais anos de corrupção e desmandos. E também não podemo fechar os olhos, achando que está tudo muito bom, tudo muito bem. Defenda o seu, Regina.

Mesmo pessoal, acho que esse tipo de depoimento nivela por baixo uma campanha eleitoral. José Serra está se deixando levar pelo poder. Na ânsia de ocupar o nobre Palácio Alvorada, esquece ética, compromisso, responsabilidade. Ponto para Lula. E não esqueçam: o PT pode contra-atacar com Chico Buarque. Aí, é covardia.

Os temores da burguesia que acham Lula um clone de Fidel Castro, me fazem rir. Tônia Carrero tem medo que a possível eleição do ex-operário desagrade os americanos, "assim como Jango". Vou respeita-la por ser uma senhora de muita idade. Mas que tipo de declaração é essa? Tá certo. Vamos respeitar o direito de expressão. Nem sempre os apelos a votos por Lula são agradáveis de ouvir. Medo mesmo senti foi da Regina Duarte. Aquela cara acuada, canastrona, de atriz de telenovela como sela sempre foi. Nada contra. Acho que para o tipo de papel que ela se presta, atua bem. Mas neste último, derrapou feio.

Nenhum comentário: